Por falta de biometria 85.432 dos 378.097 eleitores de Cuiabá tiveram os títulos cancelados e não poderão votar no dia 15. Esse número representa 22,6% do eleitorado da capital. O impedimento, no entendimento de analistas, deverá favorecer a candidata a prefeita Gisela Simona (PROS), que é servidora pública e que teria boa aceitação nessa categoria. Esse entendimento leva em conta que o servidor não deixa de cumprir determinação relativa à sua documentação, ao passo que outros profissinais – bem ao estilo brasileiro – costumam deixar tudo para a última hora ou até mesmo não cumprem algumas normas como é o caso da biometria.
Com a exclusão do eleitorado que não fez biometria, o número de eleitores em Cuiabá despenca para 292.665 e. segundo os mesmos analistas, esse encolhimento prejudica o Procurador Mauro (PSOL), que é candidato ao Senado na eleição suplementar. Isso, por conta do histórico dele nas últimas eleições, quando recebeu bota votação na capital e teve fraco desempenho fora do Aglomerado Urbano da capital.
Em Mato Grosso essa proibição atinge 168.022 dos 2.317.102 eleitores em 34 dos 141 municípios mato-grossenses; ela foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral e valerá até que o eleitor faça a biometria, ora suspensa em razão da pandemia do novo coronavírus.
Municípios com títulos cancelados
ARAGUAINHA – Menor município de Mato Grosso, com 946 eleitores, Araguainha, na divisa com Goiás e no polo regional de Rondonópolis, consegue uma proeza crônica: seu eleitorado sempre é maior que o número de habitantes.
Com 1.001 eleitores, dos quais 49 com os títulos cancelados, Araguainha tem dois candidatos a prefeito. Sílvio José de Morais Filho, o Silvinho (DEM), que tenta a reeleição, com o vice Weder Mendes de Oliveira, que é seu correligionário; e Francisco Gonçalves Neves, o Chiquinho (PSL) numa chapa com o vice Adiel Alves Filho (Republicanos).
O cancelamento dos 49 titulos poderá influenciar no resultado da eleição em razão do reduzido número de eleitores.
Redação blogdoeduardogomes
FOTOS:
1 – Comitê de campanha
2 – Arquivo blogdoeduardogomes
3 – CNM em Arquivo