O ponto mais ao norte da ferrovia é Rondonópolis e seus trilhos contemplam também Itiquira, Alto Araguaia e Alto Taquari. Pelos trilhos da Vicente Vuolo Mato Grosso escoa commodities agrícolas para o porto de Santos e recebe insumos e combustível da refinaria da Petrobras em Paulínia (SP).
Os senadores Jayme Campos (DEM), Selma Arruda (PSL) e Wellington Fagundes (PR) cobraram ainda investimentos e definições de obras ferrroviárias, rodoviárias e aeroportuárias do interesse Mato Grosso, incluindo a conclusão da pavimentação da Cuiabá-Santarém (BR-163), no Pará; por essa rodovia a economia do Nortão escoa commodities agrícolas para o porto de Miritituba, no rio Tapajós, no município de Itaituba, no Pará.
Wellington é o vice-presidente da Comissão de Infraestrutura no Senado e na pauta daquela comissão, dentre outros, estão os projetos da construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e a Ferrogrão, além da conclusão da duplicação da rodovia BR-163/364 entre Rondonópolis e Sinop via, Jaciara, Cuiabá, Rosário Oeste, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso.
Redação com foto ilustrativa da Agência Senado