Janaína Greyce Riva (MDB) é advogada nascida em Juara e na eleição de 2014 elegeu-se deputada estadual pelo PSD com 48.171 votos ficando em segundo lugar na votação ao cargo. Janaína tenta a reeleição.
Janaína é filha de José Riva, político que durante 20 anos foi o deputado estadual mais influente em Mato Grosso e que sempre se reelegia com a maior votação ao cargo. Durante muitos anos o pai de Janaína carregou a pecha de maior ficha suja do Brasil, título que perdeu para figurões que foram desmascarados pela Operação Lava Jato.
Carlos Rafael Demian Gomes de Carvalho, advogado e professor universitário cuiabano, é candidato a deputado estadual pelo PROS. Seu pai, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho é candidato ao Senado pela Rede Sustentabilidade e foi vereador pelo antigo PMDB em Barra do Garças. Sebastião Carlos é escritor, presidente licenciado da Academia Mato-grossense de Letras e integra outras academias e institutos históricos; é conferencista, advogado e servidor público aposentado da Assembleia.
O empresário Vander Alberto Masson (PSDB), nascido em Nova Olímpia, é candidato a deputado federal. Vander é filho do deputado estadual e candidato à reeleição, Saturnino Masson (PSDB). Pelo PSDB Vander disputou a prefeitura de Tangará da Serra em 2016 ficando em terceiro lugar com 12.446 votos. Fábio Junqueira (MDB) venceu o pleito com 18.063 votos.
Manoel Antônio Garcia Palma, o Toco Palma (PHS) é candidato a deputado estadual. Toco Palma, cuiabano, advogado, é filho de Rodrigues Palma (PR), suplente de senador de Blairo Maggi (PP) e que exerceu mandatos de prefeito de Cuiabá, deputado estadual e deputado federal. Toco Palma foi candidato a vereador por Cuiabá em 2004 pelo PTB e cravou 1.806 votos ficando numa distante suplência.
Também da linhagem do ex-governador Garcia Neto, seu neto Fábio Garcia (DEM) é deputado federal em primeiro mandato e candidato a primeiro suplente de senador do correligionário Jayme Campos. Fábio Garcia é cuiabano e preside o Democratas em Mato Grosso e seu pai é o empresário Robério Garcia.
A candidata a segunda suplente de Jayme Campos é a pecuarista é barra-garcense Cândida dos Santos Farias (MDB), viúva do ex-governador Wilmar Peres de Farias. Cândida é mãe do prefeito cassado de Barra do Garças, Beto Farias, que recorre da sentença que o retirou da prefeitura.
Renata do Carmo Viana Malacrida é advogada sul-mato-grossense de Mundo Novo e secretaria o PDT de Mato Grosso, que é presidido por seu tio e deputado estadual Zeca Viana. Renata Viana é candidata a deputada federal em dobradinha pedetista com o tio Zeca Viana que busca o terceiro mandato consecutivo.
Leonardo Gonzales de Oliveira Ribeiro, advogado cuiabano é candidato a deputado estadual pelo PPS. Sobrinho de Dante de Oliveira, Leonardo é um dos herdeiros políticos do Homem das Diretas, juntamente com a viúva de Dante, Thelma de Oliveira (PSDB), prefeita de Chapada dos Guimarães.
Leonardo Oliveira disputou uma vaga à Câmara de Cuiabá em 2000, filiado ao PSDB e amargou suplência distante com 2.587 votos. Oito anos depois, pelo mesmo partido, novamente tentou o cargo, mas patinou na suplência com 2.351 votos. Finalmente, em 2012, elegeu-se vereador por sua cidade, pelo PTB, com 2.717 votos.
Emanuelzinho (PTB), 23 anos, cuiabano, estudante de Direito é Emanuel Pinheiro da Silva Primo, candidato a deputado federal. Emanuelzinho nunca disputou eleição e dedica-se exclusivamente ao seu curso.
Filho do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), Emanuelzinho pertence a uma família de tradição política. Seu avô paterno, Emanuel Pinheiro, foi deputado estadual e deputado federal, mas sua carreira foi interrompida em 1974 com seu assassinato. O pai de Emanuelzinho é político e advogado; sua vida pública começou em 1988 – quando tinha a idade do herdeiro, agora – ao se eleger vereador por Cuiabá. Quatro anos depois foi reeleito. Em 1994 e 1998 foi deputado estadual reeleito. Entre um e outro mandato na Assembleia, tentou ser prefeito da capital em 2000, mas foi derrotado. Na eleição de 2006 buscou o terceiro mandato de deputado, mas não conseguiu. Em 2010 Emanuel foi novamente derrotado para deputado estadual, mas assumiu o cargo em 2013 com a vitória de Wallace Guimarães (MDB) para prefeito de Várzea Grande em outubro de 2012. Em 2014 Emanuel voltou a conquistar diploma de deputado estadual.
Elias do Nascimento Galli, cuiabano, 30 anos, casado, filho do deputado federal e presidente regional do PSL Victorio Galli, é candidato a deputado estadual pelo partido do pai.
Elias é o braço direito do pai e para atendê-lo costuma ocupar funções diferentes. É primeiro-secretário da Comissão Executiva Provisória do PSL em Mato Grosso. Foi assessor parlamentar do vereador por Cuiabá Oseas Machado, quando ele, o pai e Machado eram filiados ao PSC. Naquela função se meteu numa enrascada que deixou o Ministério Público de cabelos em pé: o suposto lançamento de mulheres candidatas laranjas à Câmara Municipal – esse caso deu em nada, como tradicionalmente acontece nos meios políticos. Também foi técnico instrumental do governo estadual enquanto analista de sistemas.
Wener Klesley dos Santos é candidato a deputado estadual pelo PP. Foi prefeito de Nova Marilândia (2013/16) pelo PSD. Tentou a reeleição e foi batido por Juvenal Alexandre da Silva (PSDB) que encabeçou a chapa com o vice Ademar Soave (DEM). Alexandre recebeu 1.217 votos (54.75%) e Wener 890 (40,04%).
Wener é irmão mais novo de Cidinho dos Santos e foi eleito prefeito em 2012 disputando pelo PR em candidatura única. Cravou 1.483 votos (68,03%), 59 votaram em branco (2,71%) e 638 (29,27%) anularam. Sua companheira de chapa foi Vilma Fernandes (PR).
Cidinho, o mano mais velho de Wener, por três vezes foi prefeito de Nova Marilândia, presidiu a associação dos prefeitos (AMM) e integrou o secretariado do governador Blairo Maggi (2003/10) em parte de seus dois mandatos. Em 2010 foi eleito primeiro suplente de senador de Blairo, ambos pelo PR – mesmo partido do segundo suplente Rodrigues Palma.
Cidinho não disputa mandato, mas coordena a campanha do democrata Mauro Mendes ao governo, ao passo que seu irmão compõe a coligação que trabalha para a eleição do senador Wellington Fagundes (PR) do governo.
A professora cuiabana do ensino médio Rita Francisca Gomes Bezerra Casseb é candidata a deputada estadual pelo PCdoB. Rita é prima do deputado federal e presidente regional do MDB, Carlos Bezerra, que governou Mato Grosso, foi senador e prefeito de Rondonópolis.
Nininho (PSD) é o nome parlamentar do deputado estadual e candidato à reeleição Ondanir Bortolini. Nininho é irmão do prefeito Betão Bortolini (PSD), de Itiquira, onde foi prefeito em três mandatos.
O cuiabano Oscar Martins Bezerra (PV), deputado estadual e candidato à reeleição é marido de Luciane Bezerra (PV), prefeita cassada de Juara e que recorre na tentativa de voltar ao cargo; Oscar também foi prefeito daquele município.
O advogado cacerense José Esteves de Lacerda Filho (MDB) é candidato a segundo suplente de senador na chapa de Carlos Fávaro (PSD). José Lacerda foi deputado estadual e secretário de Estado. É irmão de Márcio Lacerda, que exerceu mandatos de deputado estadual, deputado federal, senador e governador, e que presidiu a Funai.
O empresário cuiabano Jayme Veríssimo de Campos (DEM) é candidato ao Senado. Cumpriu três mandatos de prefeito em Várzea Grande, foi governador e senador. Jayme é marido da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), município que também foi administrado por seu pai, Júlio Domingos de Campos (seo Fiote) e por seu irmão Júlio Campos, que a exemplo dele, também foi senador e governador.
O empresário Otaviano Pivetta (PDT), nascido em Caiçara (RS) é candidato a vice-governador de Mauro Mendes (DEM). Foi prefeito de Lucas do Rio Verde em três mandatos e secretário de Estado, Pivetta também exerceu mandato de deputado estadual. É irmão do prefeito de Nova Mutum, Adriano Xavier Pivetta (PDT), que cumpre o quarto mandato.
Kalil Sarat Baracat de Arruda, pecuarista várzea-grande, ex-vereador (eleito em 2012 com 2.613 votos pelo PMDB) e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, e de Turismo de Várzea Grande, de janeiro de 2017 até se desincompatibilizar para disputar mandato de deputado estadual pelo MDB.
Kalil Baracat é filho do ex-vice-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado estadual Nico Baracat, e neto da ex-prefeita daquele município e ex-deputada estadual Professora Sarita Baracat.
O empresário catarinense Dilmar Dal’Bosco (DEM) é deputado estadual e candidato à reeleição. Dilmar cumpre o segundo mandato consecutivo. Antes dele, de 2003 a 2010, seu irmão Dilceu Dal’Bosco (PSDB e depois DEM) foi deputado estadual.
Em 2010 Dilceu disputou para vice-governador na chapa encabeçada pelo tucano Wilson Santos e perdeu a eleição. Wilson e Dilceu ficaram em terceiro lugar, com 245.527 votos e o pleito foi vencido em primeiro turno pelo governador Silval Barbosa (PMDB).
Em Sinop, a cidade dos Dal’Bosco, o empresário catarinense Ladimir, o Billy, é vereador eleito pelo PR com 1.292 votos. Billy, Dilmar e Dilceu são irmãos.
O advogado cacerense Túlio Aurélio de Campos Fontes é candidato a deputado estadual pelo PV. Túlio Fontes é filho do ex- prefeito de Cáceres, médico Antônio Fontes. Túlio foi prefeito de Cáceres (2005/08) e não conseguiu se reeleger. Desde 1998 disputa mandato de deputado, sempre amargando suplência.
Em tempo: Para efeito de familiocracia o conteúdo desconsiderou primos, concunhados e antigas dobradinhas familiares, que não se repetem nesse pleito de outubro.
ROMOALDO – O deputado estadual Romoaldo Aloísio Boraczynski Júnior (MDB) tenta a reeleição. No passado, Romoaldo participou da familiocracia, pois seus irmão Juliano Jorge, foi vereador por Alta Floresta (1997/2000), suplente de deputado estadual e deputado estadual.
Romoaldo cumpre o quarto mandato de deputado estadual (eleito em 1990, 94, 98, 2010 e 2014), foi vereador por Alta Floresta e prefeito daquele município.
Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes
FOTOS:
1 – Ilustrativa
2 – Maurício Barbant em arquivo
3 – Youtube
4 – Divulgação PDT
5 – site VGNOTICIAS.COM.BR em arquivo
6 – Assessoria Blairo Maggi
7 – Arquivo
9 – site SHOWDENOTICIAS em arquivo
10 – Arquivo
11 – Divulgação PSDB