No conta-gostas, mas vai. Assim é a duplicação da pavimentação da BR-163/364/070 entre Cuiabá e Rondonópolis. Com canteiro de obra montado há quase 20 anos, ainda há trechos em pista simples ao longo do 200 quilômetros que separam as duas cidades. Mais um passo será dado na segunda-feira, 16, às 9 horas, quando o Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entregará ao tráfego, mais 12 quilômetros e as novas instalações do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Km 388.
O trecho de 12 quilômetros está duplicado e compreende o segmento entre o viaduto de acesso à BR-070 (Rodovia dos Imigantes, que é anel rodoviário de Cuiabá e Várzea Grande) e se estende ao novo posto da PRF. As pistas estão prontas, mas no perímetro urbano ainda serão construídos quatro viadutos e serão alargadas as vias laterais para o trânsito de curta distância.
EXTENSÃO – A conclusão da obra entre Cuiabá e Rondonópolis depende da duplicação de um trecho próximo a Jaciara (sentido Norte-Sul); do desvio da rodovias nas áreas urbanas de Jaciara, São Pedro da Cipa e Juscimeira; de curtos trechos entre Jaciara e Juscimeira cruzando São Pedro da Cipa; e de segmentos no município de Juscimeira em direção a Rondonópolis.
A rodovia é a mais importante de Mato Grosso e a principal alimentadora do terminal ferroviário da Rumo ALL em Rondonópolis. Em média transitam por dia na BR-163 /364/070, nos dois sentidos, cerca de nove mil veículos pesados e quatro mil médios e leves incluindo motos.
PEDÁGIO – Entre Cuiabá e Rondonópolis operam três praças de pedágio da concessionária Rota Oeste, do Grupo Odebrecht.
Redação blogdoeduardogomes
FOTO: Assessoria Dnit – Divulgação