Mato Grosso nos trilhos – é trem pra lá e pra cá

Terminal ferroviário de Rondonópolis

No centro do continente, Mato Grosso precisa, de imediato, consolidar corredores de escoamento  agrícola e – em breve, também –  mineral regionalizado.  No setor de transporte ferroviário a economia mato-grossense ainda está longe do melhor dos mundos, mas avança em busca desse cenário privilegiado. Na quarta-feira, 31, em Anápolis (GO), o presidente Jair Bolsonaro assinou a concessão da Ferrovia Norte- Sul e lançou luzes sobre a Ferrogrão. Somem-se a isso a costura já oficialmente alinhavada para que os trilhos da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) liguem Água Boa a Mara Rosa (GO). Claro, que nesse contexto é preciso levar em conta o vaivém das composições da Rumo Logística, que desde 2012 asseguram permanente apito do trem em Rondonópolis, onde opera o maior terminal de cargas agrícolas da América Latina – escoando commodities para o porto de Santos.

A Rumo é realidade. A concessão da Norte-Sul é tema de destaque nesta página. A Ferrogrão ligará Sinop e Miritituba, no município de Itaituba, no Baixo Tapajós, no Pará.

A Fico é o xodó do Vale do Araguaia. Planejada  pela VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa vinculada ao Ministério da Infraestrutura. a ferrovia terá extensão de 1.641 quilômetros entre a Norte-Sul e Vilhena (RO). O governo assegura a construção de seu trecho de 383 quilômetros entre Água Boa e Mara Rosa, onde seus trilhos alimentarão a malha ferroviária ancorada pela Norte-Sul.

A construção e conclusão desse trecho da Fico está previsto para 2024, devendo a obra começar em 2020. Os recursos serão da mineradora Vale e girarão em torno de  R$ 4,8 bilhões. Quando os trabalhos forem concluídos a ferrovia será entregue ao governo federal, que a dará em concessão.

A construção da Fico é resultado de uma costura administrativa. A Vale ganhou a prorrogação por 30 anos de duas concessões ferroviárias que terminariam em 2027: da Ferrovia Vitoria-Minas (de Itabira/MG ao porto no Espírito Santo) e da Carajás, no Pará e Maranhão, por onde se escoa minério de ferro de Carajás para o porto de Ponta da Madeira – ambas transportam passageiros.

A construção da Fico entre Água Boa e Mara Rosa está burocraticamente chancelada pelo Ibama e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Sobre o restante do trajeto, somente Deus sabe.

Redação blogdoeduardogomes 

FOTO: Christiano Antonnuci – Governo de Mato Grosso

 

 

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