A inauguração aconteceu com o corte simbólico de uma fita, do lado paraense, pelo presidente Ernesto Geisel e outras autoridades. Pode soar estranho uma série destinada a mostrar Mato Grosso focalizar um episódio no Pará, mas não é. Acontece que a 163 transcende a territorialidade, tamanha sua importância para a economia mato-grossense e também para o contexto da ocupação do vazio demográfico amazônico nas calhas dos rios Juruena, Teles Pires e Tapajós.
Em 2016, para registrar os 46 anos do começo da construção da rodovia, escrevi o livro NORTÃO BR-163: 46 ANOS DEPOIS. sem apoio das leis de incentivos culturais. A obra é importante fonte de consulta sobre a 163 e a região do Nortão, em seu eixo de influência em Mato Grosso.
Mato Grosso lê bem pouco e quase não há mercado editorial para livros regionais, independentemente de seus conteúdos e de seus autores. Mesmo assim, sugiro que leiam ao menos o capítulo (Pág. 18 Três mineiros e uma rodovia) da minha obra sobre a 163. O livro está disponível em page flip (custo zero ao leitor) à direita deste texto. Clique sobre sua imagem e conheça mais sobre nossa grande rodovia e a região de sua influência.
Eduardo Gomes de Andrade/blogdoeduardogomes
FOTO: Acervo 9º BEC
PS – A série MATO GROSSO É ASSIM tem postagem semanal, aos sábados.