Continua. A greve de professores da rede estadual continua. O movimento grevista liderado pelo Sintep – sindicato da categoria – protestou nesta quinta-feira, 25, no pátio e nas galerias da Assembleia Legislativa.
Cerca de 200 manifestantes ocuparam as galerias do plenário. Uma tenda armada no pátio fornece alimentação e lanches. Barracas de camping estão armadas ao lado da Assembleia desde a terça-feira. A liderança do movimento garantiu que sindicalistas continuarão pernoitando no local até o fim da greve.
Há três banheiros químicos e distribuição de água por parte da liderança grevista. Os manifestantes também usam sanitários da Assembleia e bebem nos bebedouros espalhados dos por todos os cantos da sede do Legislativo. O som é mantido alto com repertório musical de protesto. A Polícia Militar reforça o policiamento ostensivo interna e externamente; não há registro de incidente.
A greve começou na segunda-feira, 27 de maio. O dia 24 daquele mês foi o último em sala de aula para os professores que participam da manifestação. O governo corta o ponto e não há informação exata sobre os números da greve – escolas em funcionamento pleno ou parcial.
IMPASSE – O Sintep exige que o governo cumpra uma lei que determina reposição salarial anual, reforma da rede física escolar, substituição de professores contratados por concursados e cobra outros itens de uma pauta de reivindicação. O governador democrata Mauro Mendes não concorda com a reposição salarial – alega que o governo rompeu a Lei de Responsabilidade Fiscal e que o Estado está insolvente. A Assembleia é governista de carteirinha e não assume posicionamento que contrarie Mauro Mendes.
Redação blogdoeduardogomes
FOTO: blogdoeduardogomes em 25 de julho de 2019