SÉRIE – Foto do domingo

ENTARDECER Rio Cuiabá município de Barão de Melgaço, Pantanal Mato-grossense, nas águas baixas (período de junho a novembro).

Trecho do rio próximo ao paraíso turístico da Baía Siá Mariana.

Barão é um município pantaneiro com 11.174 km² dos quais 97% alagáveis durante as águas altas no Pantanal (dezembro/maio). Sua população é de 8.563 habitantes e sua densidade demográfica é de 0,68 habitante por quilômetro quadrado.

O rio está incorporado à vida dos moradores. Alunos de comunidades rurais são transportadores em chalanas para as escolas na cidade.

O nome do município é homenagem ao almirante e ex-mercenário Augusto Leverger – que recebeu o título de Barão de Melgaço -, que governou Mato Grosso e quando da guerra com o Paraguai montou barricada numa elevação naquela cidade, o que levou o almirantado paraguaio a desistir de invadir Cuiabá, como estava em seus planos – a cidade dista 100 quilômetros da capital por rodovia pavimentada e 140 pelo rio Cuiabá.

Siá Mariana, o nome da baía, segundo relatos comedidos de historiadores, seria em homenagem a uma amante do Barão, que além de lobo do mar, guerreiro, político, astrônomo e amante da cultura era chegado a um rabo-de-saia.

Eduardo Gomes/blogdoeduardogomes com foto