A luta pela conclusão da BR-158, que já perdura há 12 anos, está próxima de chegar ao fim. O senador Wellington Fagundes, um dos principais articuladores junto ao Ibama, o Ministério dos Transportes, o Dnit e a Funai (Fundação Nacional do Índio), lembra que o trecho entre o Posto Luisinho e o município de Alto Boa Vista já teve licitação homologada para pavimentação de 94 km de malha viária, e dos 800 km existentes, falta pavimentar somente 190 quilômetros, justamente sobre o contorno que margeia a reserva indígena Marãiwatsédé.
“Esse é um passo importante e definitivo para um empreendimento tão necessário, já que a rodovia é uma das principais vias de escoamento da produção agrícola na região Araguaia, conectando Barra do Garças ao Pará, e atravessando municípios estratégicos na produção agrícola e de animais” – comemora o senador republicano. Ele disse ainda que todo esse trabalho “será brindado com o desenvolvimento social e econômico de toda a região”.
Em agosto de 2017, aconteceu uma audiência pública para discutir alternativas para desentravar uma série de trechos importantes para Mato Grosso, entre eles, a BR-158, um grupo de pontes na BR-242, e a duplicação da BR-163. Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), Wellington defendeu que todo o “esforço realizado por produtores, armazenadores, motoristas” seja contemplado com um escoamento de baixo custo, trazendo competitividade para o país”.
FOTO: Agência Senado/Arquivo –
LEGENDA: Wellington com representantes do Vale do Araguaia, parlamentares e outras autoridades