Cidade com maioria indígena elege vereadores Xavante

Campinápolis
Gininho
Azevedo

Gininho Tseredzapriwe (PSDB) 205 votos. Azevedo Tserebuto (PROS) 202 votos. Eleitos, tomarão posse juntamente com outros nove vereadores em Campinápolis. Detalhe: ambos são indivíduos Xavante e não foram os únicos candidatos indígenas à Câmara: outras 28 candidaturas de mulheres e homens aldeados daquela etnia concorreram à eleição.

 

Além deles, o pastor Serere Xavante (Patriota) se candidatou a prefeito com o vice e correligionário Isaias Prowe Tseredzawe, também Xavante.

Campinápolis é um município onde a população indígena é maior que a sociedade envolvente. Em razão da pandemia do novo coronavírus o censo deste 2020 foi substituído por estimativa da população. O último censo é do 2010, que registrou 7.621 indígenas e 6.684 residentes na cidade e zona rural, numa população de 14.305 habitantes.

Os indígenas estão em todos os lugares na cidade. São servidores públicos, alunos da rede pública, clientes nos supermercados, padarias e farmácias, dirigem pelas ruas, se reúnem na praça e frequentam igrejas.

O pastor Serere recebeu 689 votos (9,70%) . O prefeito eleito é José Bueno Vilela (DEM), com 3.996 votos (56,24%). O segundo colocado foi Jander José Quirino Franco (PROS) 2.420 votos (30,06%).

Município do Vale do Araguaia, Campinápolis se situa no polo de Nova Xavantina e sua economia é calcada na pecuária leiteira.

Redação blogdoeduardogomes

FOTOS:
1 – Câmara Municipal de Campinápolis

2 e 3 – TSE

manchete