Brasil perde a beleza de sua primeira Miss Universo

EDUARDO GOMES

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

O Brasil perdeu nesta segunda-feira, 22, a beleza, o charme e a magia de Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira Miss Universo.

A gaúcha Ieda Maria Vargas morreu numa unidade de terapia intensiva em Gramado (RS), aos 80 anos, depois de enfrentar sequelas de um AVC sofrido em 2000. Ela foi Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e Miss Universo, conquistando o maior cetro da beleza, em 20 de julho de 1963, em Miami, quando tinha 18 anos.

Nascida Ieda Maria Brutto Vargas, alterou o nome com casar com o empresário José Carlos Athanásio e passou a se chamar Ieda Maria Vargas Athanásio, mas seu nome artístico permaneceu Ieda Maria Vargas.

Ieda era viúva e deixa dois filhos. A família não informou sobre o velório e o sepultamento.

Sites e blogs que não recebem recursos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

A eleição de Ieda Maria Vargas no Miss Universo soou como revanche brasileira contra os americanos, que em 1954 deram o cetro da beleza para a patrícia Miriam Stevenson deixando a baiana Martha Rocha em segundo lugar, quando todas as casas de apostas e o colunismo especializado apontavam vitória de barbada da brasileira.

A justificativa para o resultado foi teatral: disseram que Martha Rocha havia ganhado um peso a mais após um jantar.

Em 1957 a General Motors lançou o primeiro caminhão brasileiro, que tinha uma cabine muito bonita e foi batizado em homenagem à nossa musa: Chevrolet Martha Rocha.

Foto: TV Tupi

 

Comentários (0)
Add Comentário