A conclusão da pavimentação da Rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) desperta interesse empresarial para o deslocamento do multimodal de transporte entre São Paulo e a Zona Franca de Manaus, de Belém para Miritituba via Mato Grosso, com a inclusão do trem em boa parte do percurso.
Na sexta-feira, 14, o presidente Jair Bolsonaro entregou ao tráfego a duplicação da rodovia, num ato que reuniu ministros, governadores, militares e outras autoridades.
A conclusão da pavimentação e o transporte ferroviário que liga Rondonópolis a São Paulo cairam como luva para Mato Grosso. Essa logística deverá resultar num multimodal com menor trajeto entre São Paulo e a Zona Franca de Manaus.
A redução do trajeto e consequentemente do tempo e custo do transporte poderá deslocar da Rodovia Belém-Brasília e algumas de suas alimentadoras, para a Cuiabá-Santarém, o trecho rodoviário entre os extremos do trajeto, que no sentido Sul movimenta o maior volume de eletroeletrônicos, motos, motos aquáticas, material e equipamentos elétricos etc., e na direção oposta garante boa parte do suprimento nas redes de supermercados e mercearias na capital e cidades amazonenses.
Até então o multimodal via Mato Grosso não era operado por conta dos trechos sem pavimentação na BR-163 no Pará. Com a conclusão da obra, a nova rota poderá ser consolidada, o que será importante para a economia mato-grossense.
Pela rota em uso a distância é de 4.536 quilômetros sendo 2.930 quilômetros por rodovias e 1.606 quilômetros por hidrovia. Por Mato Grosso o trajeto encolhe 381 quilômetros sendo 1.500 quilômetros por ferrovia, 1.660 por rodovia e 995 quilômetros por hidrovia.
Distância rodoviária São Paulo a Belém: 2.930 km
Distância marítima Belém a Manaus: 1.606 km
Total do percurso: 4.536 km
Distância ferroviária São Paulo a Rondonópolis: 1.500 km
Distância rodoviária Rondonópolis a Miritituba: 1.660 km
Distância marítima Miritituba a Manaus: 995 km
Total do percurso: 4.155 km
RO-RO Caboclo
A movimentação das cargas entre São Paulo e a Zona Franca, via Belém tem quatro etapas: embarque na capital paulista, desembarque e embarque em Belém e desembarque em Manaus. Via Mato Grosso tería seis: embarque na origem, desembarque e embarque em Rondonópolis, desembarque e embarque em Miritituba e desembarque no destino. A redução do trajeto rodoviário e consequentemente a diminuição do preço do frete compensariam a movimentação a mais.
Miritituba tem uma das mais modernas instalações portuárias fluviais do mundo para embarque de commodities agrícolas, mas precisaria de se estruturar para a movimentação de containers pelo método RO-RO Caboclo.
RO-RO é a abreviação em inglês de roll on-roll off, que significa o modo como as cargas são embarcadas e desembarcadas, rolando para dentro e fora das embarcações. Na Amazônia, RO-RO Caboclo é o nome que se dá ao transporte de carretas carregadas por balsas de fundo chato, proa lançada e baixo calado.
A maior parte dos produtos industrializados na Zona Franca de Manaus é transportado pelo RO-RO Caboclo, que também responde pela fatia principal do abastecimento da capital amazonense, o que garante intensa movimentação de balsas.
Para Manaus o embarque nas balsas é feito em Belém, depois de uma viagem rodoviária de 2.930 quilômetros de São Paulo até lá. Esse modal se completa com uma viagem de 1.606 quilômetros pelo rio Amazonas. Caso a movimentação migre para Miritituba, sua operacionalização será tão fácil quanto o é na capital paraense, pois não há movimentação direta da carga para embarque e desembarque, mas sim dos containers. Ao contrário dos portos para embarque de grãos, o porto para containers requer mínima estrutura.
Mais logística
No futuro, com a Ferrogrão, o transporte rodoviário do multimodal cairia de 1.660 quilômetros para 518 quilômetros e o trecho sobre trilhos subiria de 1.500 quilômetros para 2.642 quilômetros.
No melhor dos mundos para Mato Grosso, o trem da Rumo avançaria de Rondonópolis para Cuiabá, e da capital para Lucas do Rio Verde. Num cenário assim o transporte rodoviário seria eliminado no multimodal de São Paulo a Zona Franca de Manaus.
Redação blogdoeduardogomes
FOTOS:
1 e 3 – Christiano Antonucci – Site público do Governo de Mato Grosso
2 – Wikipedia
4 – Brado Logística – Divulgação
5 a 7 – blogdoeduardogomes