BR-163 – Fim dos atoleiros

Essa é a sexta postagem da série 2019 Retrospectiva mato-grossense, que mostra fatos importantes e interessantes ocorridos em Mato Grosso, ou a ele relacionados, no ano que se encerra.

Nos capítulos anteriores foram focalizados: Criação da Universidade Federal de Rondonópolis; a autorização para a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO),  ligando Água Boa a Mara Rosa (GO); o anúncio da públicação do edital para a obra a Ferrogrão – ligará Sinop a Miritituba; a nomeação dos secretários estaduais Nilton Borgato e Silvano Amaral; e a greve do Sintep – que parcialmente paralisou a Educação durante 74 dias.

Contiunem acompanhando a retrospectiva.

 

BR-163 – Fim dos atoleiros

 

Em novembro o governo do presidente Jair Bolsonaro concluiu a ligação asfáltica da Cuiabá-Santarém (BR-163) no trecho ao Norte de Mato Grosso até a vila de Miritituba, município de Itaituba (PA), onde operam terminais fluviais de embarque de commodities agrícolas produzidos no Nortão.

Essa obra é a concretização de um projeto iniciado em 1971 com a abertura da BR-163 pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), de Cuiabá, e do 8º BEC, de Santarém,

Em 1985 o presidente João Figueiredo inaugurou o primeiro trecho pavimentada dessa rodovia, ligando a capital mato-grossense a Nova Santa Helena.

 

Redação blogdoeduardogomes

FOTO: Assessoria Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

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