Araguaia protesta com carros de bois pela falta de pavimentação

EDUARDO GOMES

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

Um protesto pacífico, diferente, inédito e reivindicatório. Assim será a comitiva de carros de boi que percorrerá o trecho de 130 km sem pavimentação na BR-158. O movimento é organizado pelo prefeito de Pontal do Araguaia,  no Vale do Araguaia, Adelcino Lopo (MDB) e pode ser visto como um grito contra a crônica omissão do governo federal sobre aquela rodovia, e uma forma de reverenciar uma das primeiras matrizes de transporte no Brasil interior: o carro de boi, seu carreiro e seu candeeiro.

A manifestação começará em 8 de fevereiro e deverá se estender por uma semana. O ponto de partida será o Trevo do Luizinho, e a chegada na vila de Alô Brasil. Luizinho dá acesso a Pontinópolis e ao contorno da BR-158 com 195 km de extensão para retirar o tânsito da Terra Indígena Marãiwatsédé, dos xavantes.

Sites e blogs que não recebem recursos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

Políticos da região participarão da manifestação. Afinal, 2026 é ano eleitoral e vale tudo por um voto. Adelcino, o pai da criança, é pré-candidato a deputado estadual e, nessa condição, pré-candidatos ao mesmo cargo poderão boicotar o percurso dos carros de boi, porém, figurinhas que sonham com o governo, Senado e a Câmara dos Deputados deverão superlotar a largada, devidamente filmada por eles e outros, mas dificilmente algum permanecerá ao longo do trajeto. A chegada em Alô Brasil, que pertence a Bom Jesus do Araguaia – e onde termina a pavimentação que começa em Pontal do Araguaia – deverá ser festiva, com as mesmas figurinhas carimbadas sorrindo para o mundo.

Sobre a pavimentação da BR-158, o recomendável é não acreditar em nada do que se diz. Já o contorno, com obras estaduais, mais dia menos dia será concluído e beneficiará Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, cidades no seu percurso.

Foto: Ilustrativa

Comentários (0)
Add Comentário