Boa Midia

A mato-grossense Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Museu da ferrovia em Guajará-Mirim
Museu da ferrovia em Guajará-Mirim

Construída entre 1907 e 1912, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, hoje desativada, tinha 366 quilômetros ligando as cidades de Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín (boliviana), na fronteira Brasil-Bolívia, com Porto Velho, a capital de Rondônia.

A Madeira-Mamoré foi a 15ª ferrovia brasileira. À época de sua construção a região de Guajará-Mirim pertencia ao município mato-grossense de Vila Bela da Santíssima Trindade, que sequer foi consultado sobre aquela obra.

Portanto, 100 anos antes da chegada dos ferrovia da Rumo ALL em Rondonópolis, Mato Grosso tinha o trem em sua matriz de transporte, ainda que sem interligação nacional, porque os trilhos se destinavam ao escoamento da produção boliviana pelo modal hidroferroviário que se formava com a Hidrovia Madeira-Amazonas (abaixo de Porto Velho) e os vagões ferroviários no trecho da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

FOTO: Felipe Barros em arquivo

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies