Boa Midia

271 ANOS – Deputados presos no exercício do mandato

Riva foi o primeiro a ser preso
Riva foi o primeiro a ser preso

Três deputados estaduais foram presos em Mato Grosso nos últimos cinco anos. Todos presidiram a Assembleia Legislativa e são acusados de improbidade administrativa, sendo que um acumula condenações em primeira instância.

O primeiro preso foi José Riva (à época PSD e agora sem filiação). Riva foi para a cadeia em 20 de maio de 2014. Depois, foi preso mais duas vezes. Entre prisões e condenações foi julgado em primeira instância e acumula penas que somam mais de 89 anos.

Gilmar Fabris (PSD) foi preso em 15 de setembro de 2017 sob a acusação de obstrução da Justiça Federal, numa ação em que responde entre outros crimes, por lavagem de dinheiro. Fabris permaneceu preso em Cuiabá por 40 dias. Quando da prisão o deputado era vice-presidente da Assembleia.

Mauro Savi (DEM) foi preso em 2018 e permaneceu encarcerado em Cuiabá por 107 dias, sob a acusação de improbidade administrativa.

Riva foi alcançado pela Lei Ficha Limpa e não disputou as eleições em 2014, 2016 e 2018. Fabris e Savi disputaram a reeleição. Fabris foi eleito, mas concorreu sub judice e não foi diplomado. Savi tentou se manter no poder, mas não conseguiu.

Redação blogdoeduardogomes

FOTO: Maurício Barbant

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies