Boa Midia

Tempo de desarmar os espíritos

Eduardo Gomes

andrade@eduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

O encontro dos presidentes Lula e Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a realização da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é um aceno de esperança para a retomada da normalidade comercial entre seus países, o que interessa muito a Mato Grosso, que tem perfil exportador, e que para produzir suas commodities importa itens essenciais dos Estados Unidos.

Que prevaleça a habilidade diplomática brasileira, que é uma das marcas de nosso país. Que os dois líderes não somente reabram o mercado bilateral nos moldes anteriores ao tarifaço, mas que o aumentem.

Trump, apesar de intempestivo e imprevisível, defende patrioticamente os interesses de seu povo. Lula, moderado, também o faz, mas sob forte pressão resultante da idiotice da polarização direita-esquerda e vice-versa, como se fôssemos uma nação ideologizada e não uma terra de conchavos, de oportunismo, de mamatas e de falsos discursos superficiais, sobretudo nas redes sociais.

Lula demoverá Trump de sua política nociva aos interesses econômicos brasileiros e o fará entender que sua – até então – defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser mantida, mas sem prejuízo ao povo brasileiro.

Que venham novos tempos nas relações Washington-Brasília. Mato Grosso precisa continuar cultivando a maior safra de grãos e de plumas do Brasil, e para tanto utilizando máquinas americanas ou aqui produzida por multinacionais daquele país; precisa importar aviões agrícolas, por mais que a Embraer desove no mercado o fabuloso Ipanema; necessita de sistemas de comunicação e satélites, de insumos, das trades compradoras e dos navios americanos para abastecer seu mercado mundial.


Sites e blogs que não recebem recursos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

O momento é de reflexão. Ao invés de incendiar o país com o discurso direitista ou esquerdista, é tempo de conciliação. De botar o Brasil acima dos inconsequentes interesses do modismo virtual do Viva Bolsonaro, Morra Bolsonaro, Viva Lula e Morra Lula. Esse destempero é cíclico e em breve passará. Livres da polarização veremos que a missão patriótica é bem maior do que os gritos e uivos de agora.

Creio que Bolsonaro cumpriu seu papel político e a história saberá julgá-lo. Entendo que Lula desempenha bem sua missão presidencial, como se vê agora nas negociações com Trump.

Que venha novo tempo, com novas safras e com Mato Grosso voltando seu olhar para Mato Grosso ao invés de engrossar o coro da insanidade.

 

 

 

 

 

1 comentário
  1. Raquel Roll Diz

    É isso aí meu amigo precisamos que o Brasil continue exportando e importando.
    O jogo político é importante porém precisa ser jogado consciente que existe uma população carente de serviços públicos em todas as classes sociais.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies