Boa Midia

Os ensinamentos do sensei Manao, que partiu

Eduardo Gomes

andrade@eduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

2008 – Com o sensei Manao

Caminho suave é a verdadeira denominação de judô, a arte marcial japonesa criada por Jigoro Kano. E foi com suavidade, ao longo de décadas de dedicação ao tatame que o sensei Manao Ninomiya escreveu uma importante página na construção da cidadania rondonopolitana, transmitindo seu saber a milhares de judocas.

Tive a felicidade de ser aluno do sensei Manao, e mais honrado ainda sinto-me, pois meus filhos Agenor e Eduardinho, ambos rondonopolitanos, também passaram pelo seu tatame e ouviram seus sábios ensinamentos.

Triste com seu adeus em consequência de um infarto no domingo (5) compartilho com Rondonópolis a dor pelo seu adeus. Porém, avalio que um homem com a grandeza moral do sensei Manao não parte do todo ao término de seu ciclo material na Terra.

Creio, que algo de seu sempre fica nos seus exemplos e ensinamentos. Portanto, enquanto houver uma garotinha e um garotinho entrando no tatame na Terra de Daniel Moura, o lado imortal do sensei Manao os receberá reverente, pois tenho certeza que foi para esta missão que o Senhor o criou.

Observo que Rondonópolis deve muito à colônia japonesa, que sempre exerceu papel importante para o seu desenvolvimento e crescimento, com reflexos na região. Nós rondonopolitanos somos parte de uma cidade que tem em seu DNA a presença dos filhos do Sol Nascente, que trouxeram para o cerrado do rio Vermelho um pedaço da alma oriental.

Admirador do sensei Manao, levei sua trajetória de vida para as páginas de alguns dos meus livros, a exemplo do mais recente: O lugar é aqui – Uma região diferenciada.

Fica o convite para que leiam sobre o sensei Manao acessando a obra em page flip na capa do www.blogdoeduardogomes.com.br

 Arigatou, sensei Manao Ninomiya. Tentarei trilhar os caminhos de seus ensinamentos.

1 comentário
  1. Yael Diz

    Triste com a notícia..

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies