Boa Midia

Vereador de Rondonópolis enfrenta julgamento no TRE

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

eduardogomes.ega@gmail.com

Cassado pela Justiça Eleitoral em Rondonópolis e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o vereador petista por Rondonópolis, Ary Campos (PT), apresentou embargos de declaração ao TRE. Em 1º de setembro o TRE julgará os embargos. Caso sua defesa não seja aceita, o parlamentar promete que recorrerá ao TSE.

Ary Campos foi denunciado pelo Ministério Público de se beneficiar de recursos de uma organização criminosa para se eleger. Ele teria abusado do poder econômico, mas fora de sua declaração de gastos de campanha.

Pouco antes da eleição uma operação policial contra supostos faccionados cumpriu mandados em Rondonópolis e efetuou prisões. Ari foi um dos alvos, mas amparado pela lei, que não permite prisão de candidato 15 dias antes do pleito – salvo em caso de crime em flagrante delito – ele não foi preso, mas disputou com medidas cautelares, sendo uma o monitoramento por tornozeleira eletrônica.


Sites e blogs que não recebem recursos dos poderes e órgãos públicos aceitam colaboração financeira. Este blog, também, pelo PIX 13831054134 do editor Eduardo Gomes de Andrade

O vereador é estreante na vida pública e venceu a eleição com 1.960 votos. Até então, somente advogava. Ary nega as acusações. A Câmara e o PT nunca o defenderam.

Caso Ary perca o mandato e a Justiça mantenha seus votos para o PT, sua vaga será ocupada pelo presidente municipal do partido e primeiro suplente Wendell Girotto. Se sua votação for desconsiderada poderá ocorrer mudança na composição das bancadas na Câmara.

INÉDITO – A primeira legislatura da Câmara foi instalada em janeiro de 1955. Com 19 legislaturas incluindo a que está em curso, nunca houve cassação ou perda de mandato de vereador em Rondonópolis. Se Ary não conseguir reverter as decisões contra ele, será o primeiro.

A Câmara de Rondonópolis tem tradição de formar lideranças políticas. Os ex-prefeitos Antônio Joaquim Alves – o Abóbora, Walter Ulysséa, Hermínio Barreto, Alberto Carvalho, Percival Muniz, Ananias Filho e Zé Carlos do Pátio foram vereadores. A Câmara teve políticos em seus quadros, que após cumprirem seus mandatos naquele Legislativo foram deputados estaduais e deputados federais. Além disso, os ex-vereadores Antônio Ângelo de Medeiros e Geraldo Eustáquio de Carvalho foram prefeitos em São José do Povo, e Augustinho Freitas Martins, por dois mandatos foi prefeito de Pedra Preta.

Foto: Câmara de Rondonópolis

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

um + 8 =

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies