O Dia do Advogado é mais do que uma celebração. É uma oportunidade de reafirmar o valor da nossa profissão e refletir sobre os desafios que ainda enfrentamos na luta pelo reconhecimento e valorização da advocacia em todas as suas expressões, especialmente a advocacia pública.
Neste ano, a data ganha ainda mais relevância diante do julgamento do Recurso Extraordinário (RE 609517) no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a obrigatoriedade de inscrição na OAB para os advogados da Administração Pública. A sustentação oral do presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE), Vicente Braga, foi um marco importante na defesa da nossa identidade profissional. Ele reafirmou que a advocacia pública só se distingue da advocacia privada em razão do cliente, já que o advogado público atua em nome do Estado e suas autarquias nos mais diversos âmbitos.
O advogado público é um agente de transformação. Ele atua nos bastidores do Estado para garantir que cada ato administrativo esteja em conformidade com a lei, com os princípios constitucionais e com o interesse público. Somos a linha de defesa da legalidade, da moralidade e da eficiência. Para exercer essa missão com a independência necessária, precisamos ter assegurados os mesmos direitos e prerrogativas da advocacia em sua totalidade.
A inscrição na OAB não é um detalhe, é um reconhecimento institucional da nossa natureza jurídica, do nosso compromisso ético e da nossa autonomia técnica. Separar a advocacia pública do Estatuto da OAB seria um retrocesso, que compromete não apenas a categoria, mas a própria sociedade.
Como presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat), e agora também como presidente da Comissão do Advogado Público da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, reafirmo que a nossa missão é por respeito, valorização e pertencimento. Estaremos sempre ao lado das entidades que defendem a inclusão plena da advocacia pública no sistema da OAB, com voz, voto e representatividade.
Que este dia não seja apenas uma data simbólica, mas um chamado à ação. Uma ação que valorize a advocacia pública, assegure sua inscrição plena na OAB, consolide sua voz constitucional e inspire uma advocacia unificada, resiliente e transformadora.
*Caroline Tomelero é presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat)
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar.
AceitarLeia Mais
Comentários estão fechados.