Boa Midia

Lúdio pega carona no bonde da história

Eduardo Gomes

@andradeeduardogomes

Lúdio Cabral

Vuolo, homem de extrema direita; e Lúdio Cabral exatamente o oposto de Vuolo: esquerdista. Más, os insondáveis labirintos da política os coloca no mesmo barco da história; o primeiro carrega o epíteto de Pai da Ferrovia, e o outro, passará a ser chamado de Pai da Embrapa de Cuiabá.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio da Embrapa, planeja instalar uma unidade daquela empresa pública de pesquisa agronômica na capital mato-grossense. O ministro Carlos Fávaro é homem de visão política e articulou com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), para formalizar um pedido nesse sentido; a reivindicação do parlamentar seguramente lhe dará bom discurso político para seu sonho em ser prefeito de Cuiabá, numa caminhada que começa por sua pré-campanha em curso.

A assessoria de Lúdio disparou e-mails e mensagens revelando que o deputado cobrou a instalação de uma unidade da Embrapa de horticultura e fruticultura em Cuiabá, e que tanto Fávaro quanto a presidente da Embrapa Sílvia Massruhá sorriram de canto a canto da boca antes de dizerem “sim”.

O ano de 2024 é eleitoral e o governo federal petista não negaria fogo ao companheiro Lúdio. Ótimo para Cuiabá e melhor ainda para Mato Grosso que tem somente uma unidade da Embrapa, em Sinop, que foi construída pelo presidente Lula em seu primeiro mandato.

E Vuolo?

O senador Vicente Emílio Vuolo ganhou o título de Pai da Ferrovia. Com a Embrapa, Lúdio ganha analogia ao feito de Vuolo. Senão vejamos.

Os militares que assumiram o poder em 1964 queriam se cercar de políticos para dar cunho de legalidade ao governo. Dentre os generais havia um que era o guru político do generalato: o general de divisão Golbery do Couto e Silva. Chefe do Gabinete Civil dos presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo, Golbery cuidou da distensão política preparando o caminho para a redemocratização.

Golbery era hábil e valorizava os aliados políticos transferindo a eles muitos feitos do governo, e assim, a ditadura prosseguia com roupagem senão democrática, quando nada quase isso.

Em 1974 Vicente Vuolo foi eleito deputado federal pela Arena e Golbery jogou em seu colo um projeto de lei que poderia transformar sua carreira política. O mago dos generais mostrou a Vuolo que o projeto para a construção de uma ferrovia ligando o interior paulista a Cuiabá estava no Plano Nacional de Viação para 1976, ainda em elaboração. “Você apresenta um projeto de lei pedindo a ferrovia e seu lugar na história estará garantido”, teria dito em outras palavras. Aprovado, o projeto foi sancionado pelo presidente Ernesto Geisel em 6 de julho de 1976.

Golbery além de articulador político tinha o controle sobre a informação no Brasil. Foi dele a criação do Serviço Nacional de Informação (SNI). Por isso, sabia da demanda de Cuiabá pela ferrovia e que Vuolo era a voz política que mais ecoava clamando pelos trilhos.

A ferrovia pedida pelo projeto de Vuolo foi a mesma defendida décadas antes por Manoel Esperidião da Costa Marques, Euclydes da Cunha e Maria Dimpina Lobo Duarte. Os militares sabiam que a mesma teria importância estratégica para o escoamento de grãos ao porto de Santos e para o mercado nacional; o ministro da Agricultura era Alysson Paulinelli, o homem que revolucionou a agricultura no cerrado e que anteviu a transformação do vazio demográfico de Mato Grosso num dos principais pilares da política de segurança alimentar mundial.

RESUMO – O projeto do deputado federal Vuolo mexeu com Mato Grosso na medida em que o despertou para a importância da matriz de transporte ferroviário, e Vuolo soube trabalhá-lo muito bem. Diversas vezes fui à casa dos Vuolo entrevistar o Pai da Ferrovia e ele além da forte argumentação que era uma de suas marcas, ainda recebia os jornalistas com pão de queijo da hora e cafezinho quente.

A Embrapa que caiu no colo de Lúdio será um centro irradiador de pesquisa na região metropolitana de Cuiabá e suas adjacências, onde a ciência agronômica teima em não chegar, muito embora esteja capilarizada Mato Grosso afora.

Viva o trem e a pesquisa nas áreas da fruticultura e horticultura.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies