Boa Midia

Aumenta a produção de veículos

Um balanço divulgado na segunda-feira (7) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostrou que a indústria automobilística recuperou, no mês passado, os níveis de produção e exportação de novembro de 2019.

A produção de veículos apresentou um aumento de 0,7% ante outubro deste ano. O número de unidades fabricadas no país chegou a 238,2 mil, uma alta de 4,7% na comparação com novembro do ano passado.

Para Antônio Jorge Martins, coordenador na Fundação Getúlio Vargas dos Cursos de Média e Longa Duração da Área Automotiva, o aumento da produção em novembro pode ser parte de uma estratégia adotada por algumas empresas para compensar o número baixo de dias úteis em dezembro.

“Muitas das empresas, para fazer frente a um mês com pequenos dias úteis como é o mês de dezembro, aproveitaram novembro para fazer frente ao volume estimado para dezembro”, explicou à Sputnik Brasil.
Ao contrário da produção, o relatório da Anfavea mostra que a demanda do mercado interno diminuiu 7,1%, em comparação com 2019. Foram 225.010 unidades, contra 242 mil. No ano, 1.814.470 automóveis foram emplacados.

Na análise de Antônio Jorge Martins as montadoras aproveitaram o momento para focar na produção de veículos.

“Na nossa percepção o que aconteceu majoritariamente com as empresas foi esse tipo de estratégia de procurar atender parte do volume previsto para o mês de dezembro corrente”, disse.
No acumulado do ano até o fim de novembro, o volume de carros comerciais leves, caminhões e ônibus produzidos no país caiu 35% em comparação com 2019.

Antônio Jorge Martins explicou que entre os meses de março a maio o Brasil registrou basicamente uma “paralisação total” na fabricação de veículos, e, a partir de junho, a indústria automotiva começou a aumentar o volume de automóveis produzidos.

“O mercado caiu drasticamente e, de uma forma geral, o que pôde se verificar ao longo do ano de 2020 foi que a partir de junho houve o incremento paulatino do volume de produção e de vendas”, afirmou.
Outra situação destacada por Antônio Jorge Martins é que algumas montadoras que possuem fábricas no Brasil têm tentado vender veículos para o mercado externo.

No entanto, para o especialista, o volume de veículos fabricados no Brasil que são exportados é “incipiente”.

“Estrategicamente as montadoras buscaram o alcance dessa estratégia de exportação para os mais diversos países para fazer frente a dois grandes problemas que o Brasil sempre atravessa e que continuará acontecendo: os altos e baixos de sua economia e a desvalorização do real perante o dólar”, completou.

 

br.sputniknews.com com foto referencial

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