Boa Midia

Dnit recupera BR-174 entre Castanheira e Colniza

Máquinas em ação
Não é o definitivo, mas mesmo assim, a recuperação do trecho de 272 quilômetros sem pavimentação da BR-174 entre Castanheira e Colniza, via Juruena, é recebida com alívio por moradores na região e usuários daquela rodovia.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) enviou 70 maquinários para recuperação emergencial da rodovia, que tem pontos com atoleiros e erosões provocados pelas chuvas intensas na região. Três construtoras trabalham no trecho desde o final de março.

Essa rodovia é a principal ligação de Colniza, Aripuanã, Cotriguaçu e Juruena com a malha rodoviária pavimentada mato-grossense. A 174 é uma longitudinal com 3.320 quilômetros, que liga Santo Antônio das Lendas, em Cáceres, à divisa do Brasil com a Venezuela em Pacaraima (RR), depois de atravessar Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Roraima. Construída pelos militares do regime de 1964, se tornou conhecida como BV-8, por seu ponto mais ao Norte ser ao lado do marco BV-8 que faz fronteira entre os dois países. Seu prolongamento no território venezuelano é pela Estrada 10, que liga Pacaraima e Santa Elena de Uairén, de onde se pode alcançar a capital Caracas e o litoral do Pacífico.

Sem pavimentação num trecho de 1.000 quilômetros em Mato Grosso e no Amazonas, a 174 é o que se ponde considerar uma estrada que depende de investimentos para se integrar ao sistema de transporte nacional. Além do trecho ao Norte, a rodovia também tem leito encascalhado entre Cáceres e Santo Antônio das Lendas, numa extensão de 68 quilômetros, que foi federalizado recentemente para facilitar o acesso ao porto que se pretende construir no rio Paraguai.

A obra entre Castanheira e Colniza é executada pela Superintendência do Dnit em Mato Grosso, e conta com apoio logístico da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para controlar

Para garantir a trafegabilidade, foi montada uma força-tarefa formada por Dnit e a PRF para impedir o tráfego de veículos com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) acima de 48,5 toneladas,

Até o fim de 2020, segundo a assessoria do Dnit, deverão ser investidos R$ 30 milhões na execução das ações de manutenção da rodovia, como também construção de bueiros e elevação da altura da estrada para reduzir alagamentos.

Redação blogdoeduardogomes com informações e foto do Dnit 

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