Boa Midia

A musa que inspirou o nome de uma cidade mato-grossense

A musa que inspirou Ênio Pipino
A musa que inspirou Ênio Pipino

Vera é um dos municípios do Nortão, no polo de Sinop e tem 11.216 habitantes. 

O livro Nortão BR-163: 46 anos depois, publicado em 2016 pelo jornalista Eduardo Gomes de Andrade narra a criação da vila que se transformaria naquela cidade e revela a verdadeira origem de seu nome.

O livro:

Em 27 de julho de 1972 Ênio Pipino inaugurou Vera – primeira vila construída no Nortão após a abertura da BR-163. A solenidade levou ao local o ministro do Interior, Rangel Reis, e o governador José Fragelli. Aquela localidade seria o polo irradiador para a empresa da qual era sócio e líder – a Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (Sinop) – colonizar as vilas de Sinop, Cláudia e Santa Carmem, cujos projetos ainda hibernavam em sua mente.

É ELA – A origem do nome da vila? Bem, Ênio Pipino não brincava em serviço quando o assunto era mulher bonita. Daí, ele a denominou Vera. Só faltou acrescentar Fisher. O mesmo ele faria algum tempo depois com outra vila, à qual chamou de Cláudia e qualquer alusão à musa ítalo-tunisiana Cláudia Cardinali, não é mera coincidência.

Vera, a cidade que recebeu o nome da Miss Brasil
Vera, a cidade que recebeu o nome da Miss Brasil

Blumenau, Vale do Itajaí, Santa Catarina, 27 de novembro de 1951. Nasce e menina Vera Lúcia, filha do casal de origem alemã, Emil e Hildegard. Dos pais ela herdou o sobrenome: Fisher.

Em 28 de junho de 1969 a menina filha dos Fisher desfila suas curvas num maiô cavado para o júri que a elegeria Miss Brasil naquele ano, e além do cetro da beleza tupiniquim que lhe entregou a antecessora baiana Martha Vasconcellos, recebeu olhares gulosos de Ênio Pipino, telespectador da TV Tupi, que não desgrudava a vista da tela em preto e branco onde via a deusa loira tentadora sendo coroada.

Mal desceu da passarela Vera Fisher literalmente tirou a roupa em filmes apimentados e nas páginas de revistas masculinas. Casando sua beleza com a capacidade de interpretar ganhou as telas da Globo onde virou atriz de novelas, séries e minisséries. Numa carreira ascendente conquistou espaço entre as maiores celebridades nacionais. Recentemente lançou um livro biográfico.

FOTOS:

1 – Reprodução de capa da Playboy

2 – blogdoeduardogomes em arquivo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies