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40 Anos – Mato Grosso ganhou ponte construída por Goiás sobre o Araguaia

Ponte construída por Goiás na divisa com Mato Grosso
Ponte construída pelo governo de Goiás na divisa com Mato Grosso

Bom é Goiás, que investe na infraestrutura de transporte mato-grossense. Tanto assim, que os goianos deram um grande presente ao vizinho nos 40 anos de sua divisão territorial.

Com 577 metros de extensão sobre o Araguaia ela é a maior ponte de Goiás. É assim que os goianos a chamam. Mas ao mesmo tempo é também a maior de Mato Grosso. Mas afinal o que há em comum nessa travessia que une os dois estados? Simples. Trata-se de uma ponte interestadual, mas com um detalhe: sua construção foi bancada pelo governo goiano e por um consórcio, sem um tostão de real mato-grossense.

Ao inaugurá-la em 29 de julho deste ano o governador goiano Marconi Perillo (PSDB) defendeu que a mesma recebesse o nome de Ponte da Amizade Dante de Oliveira, mas tal homenagem precisa ser referendada pelas assembleias legislativas dos dois estados. O governador tucano Pedro Taques participou da inauguração.

A obra consumiu R$ 54 milhões de uma Parceria Público-Privada do governo goiano e com o Consórcio Caminhos do Sol (60% desembolsado pelo governo e 40% pelo consórcio), que explorará seu pedágio por 25 anos. Mato Grosso respondeu apenas pelo aterro de 350 metros na margem esquerda do rio, que exigiu investimento de R$ 6 milhões incluindo sua pavimentação.

O projeto da ponte levou em conta a perspectiva de aproveitamento do rio para o escoamento de produtos agrícolas aos portos do Arco Norte. Por isso, o vão central tem 150 metros e elevação de 50 metros acima da linha d’água – o que possibilita a passagem de embarcações.

Antes a travessia era feita por balsa. No lado mato-grossense a MT-326 chega à barranca do rio. Na margem oposta é a GO-164. Não há acesso pavimentado à ponte. Goiás planeja construir 63 quilômetros de asfalto para concluir a ligação de sua divisa até Goiânia. Mato Grosso patina na pavimentação da MT-326 entre Nova Nazaré e Cocalinho e ainda falta um trecho de 100 quilômetros encascalhado. A MT-326 está em obra, lenta mais está, e para ser entregue ao tráfego o governo terá que construir uma ponte sobre o rio das Mortes com mais de 200 metros de extensão.

Mesmo com o gargalo das estradas sem pavimentação a construção da ponte melhora sensivelmente a logística da ligação de Cocalinho e outros municípios do Araguaia Mato-grossense com Goiânia, que na prática é a verdadeira capital daquela região e a cidade onde seus moradores buscam atendimento médico, lazer, compram veículos e eletroeletrônicos, e materiais de construção.

A construção da ponte era um antigo sonho nas duas margens do rio. Sua obra começou em 1999, quando Perillo cumpria seu primeiro mandato de governador por Goiás (hoje exerce o terceiro). Depois sofreu longa paralisação por falta de recursos.

 

COCALINHO – Município com 5.535 habitantes na comarca de Água Boa. A pecuária é seu pilar econômico, mas o turismo tem grande potencial. A cidade, à margem do Araguaia, dista 400 quilômetros de Goiânia e 920 de Cuiabá. Legalmente o horário local é o mesmo de Mato Grosso, mas a população adota a hora oficial de Brasília, que é a mesma de Goiás.

 

EDUARDO GOMES/blogdoeduardogomes

Foto: Casa Civil de Goiás

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