Boa Midia

40 ANOS – ESPECIAL

40 Anos – Curtas hoje é temática sobre artistas mato-grossenses.

 

É ELA!

Bruna Viola (Foto) é um dos maiores nomes da música mato-grossense. Cantora e compositora sertaneja, ela foi indicada ao Grammy Latino (Latingrammy, em inglês) por seu álbum “Melodias do Sertão”.

Cuiabana, Bruna Viola é divulgadora e defensora de seu Estado. Em sua viola o destacado adesivo da Bandeira de Mato Grosso não deixa dúvida quanto a isso.

Linda, simpática, dona de bela voz e rico repertório poético nascido de sua inspiração, Bruna Viola é uma espécie de santo de casa – Mato Grosso teima em excluí-la de seus principais eventos musicais.

 

FRONTEIRA
Em Vila Bela da Santíssima Trindade, ao lado da Bolívia, o conjunto Aurora do Quariterê formado por negras descendentes de escravos canta e encanta com a música de versos simples nascida na adversidade da senzala ou escrita em louvor à sua terra, que foi a primeira capital mato-grossense.

 

ESTILO

A cuiabana Banda Arena Country, há 13 anos na estrada, é sucesso onde se apresenta. Seu ritmo, como seu nome sugere, não poderia ser outro, senão o country.

 

SUCESSO
O trio cuiabano Pescuma, Henrique & Claudinho tem repertório variado, mas capricha e manda bem no rasqueado; tem cadeira cativa nos grandes shows musicais, principalmente naqueles patrocinados pelo governo e Assembleia Legislativa.

 

GÊMEAS

Maiara & Maraisa é uma dupla sertaneja formada por irmãs gêmeas nascidas em São José dos Quatro Marcos, na fronteira com a Bolívia. Antes que começassem a cantar compuseram grandes sucessos do sertanejo universitário para Cristiano Araújo e para as duplas Jorge & Mateus, e Henrique & Juliano.

Ambas são compositoras.

 

MEIO SÉCULO
Em Rondonópolis, no mês de setembro deste ano a Banda Marinho e Seus Beat Boys completou 50 anos nos palcos.

Fundada pelo saudoso maestro Marinho Franco, é o grupo musical mato-grossense há mais tempo em atividade.

 

REINADO
O cantor, compositor e músico cuiabano Roberto Lucialdo tem uma longa carreira musical. Com seu inseparável violão faz shows Mato Grosso afora e também em outros estados.

Há 20 anos Roberto Lucialdo criou a banda Viola de Cocho, que o acompanha em suas apresentações. É considerado o Rei do Rasqueado Cuiabano.

 

SUCESSO NACIONAL

Os cuiabanos Henrique & Diego formam uma respeitada dupla de sertanejo universitário e country; eles não têm parentesco

São muitos os sucessos da dupla, mas “Suíte 14” foi o maior de todos. Em 2015 essa foi a segunda música mais tocada no rádio brasileiro.

 

DOUTOR DA MÚSICA
João Eloy é mestre no rasqueado e gravou seu primeiro álbum em 1982. É divulgador e pesquisador da cultura mato-grossense, com destaque para o Cururu e o Siriri.

Além de cantor e violonista, João Eloy é medico gastroenterologista e professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso.

 

RONDONOPOLITANO
De Rondonópolis, há décadas em Mato Grosso Sandro Lúcio é o cantor de música brega mais conhecido.

 

CACERENSE
Guapo é um cantor, compositor e pesquisador musical nascido em Cáceres e radicado em Cuiabá.

 

CASA CHEIA
Show com a Banda Scort Som é sinônimo de sucesso de bilheteria. Há mais de 26 anos nos palcos essa banda várzea-grandense tem repertório variado, mas seu carro-forte é o lambadão cuiabano.

 

MUITAS BANDAS
Os Ciganos, Os Maninhos, Real Som, Os Federais e tantas outras garantem a musicalidade nas casas noturnas cuiabanas e dos demais municípios.

 

COMPOSIÇÃO
O principal compositor radicado em Mato Grosso é o campo-grandense Moisés Mendes Martins Júnior, que também é instrumentista. Martins é dentista, político e já exerceu cargos comissionados em órgãos públicos.

 

DUPLA
Mayck & Lyan, dupla de Alta Floresta ganhou projeção nacional.

 

MUSA

Vanessa da Mata é mato-grossense de Alto Garças. Cantora, compositora e escritora “A Filha das Flores ” (2013), escreve temas musicais para novelas da Rede Globo e também para o cinema.

Alguns de seus títulos na MPB e na música pop foram gravados por grandes nomes da música brasileira.

 

MESTRE
O principal escritor mato-grossense do pós-divisão territorial foi Ricardo Guilherme Dicke, que também foi professor e tradutor.

 

ARTES PLÁSTICAS
Wander Melo e Marlene Trouva, em Rondonópolis. Mari Bueno, em Sinop. Em Cuiabá, Dalva Costa, Deusenir Félix, Vitória Basaia, Adir Sodré, Ruth Albernaz e outros grandes nomes dão vida a arte da pintura.

 

FERNANDO & SOROCABA

Sorocaba herda seu nome artístico de sua cidade paulista. Fernando nasceu em Ji-Paraná, Rondônia, mas aos 15 anos passou a viver em Cuiabá, onde foi integrante da Banda Arena Country. É violeiro dos bons e com seu parceiro forma uma dupla que é um dos maiores destaques do sertanejo universitário.

 

ESCULTURA
Em Rondonópolis o escultor Mando Nunes Pantaneiro revoluciona conceitos sociais com a ousadia de sua arte sempre provocativa.

 

CINEMA
O cineasta Amauri Tangará é o nome mato-grossense mais conhecido nessa área.

 

RENOVAÇÃO MUSICAL
Novos talentos puxados por Lorena Ly, Ana Rafaela e Carola Nunes dão novos ares e belas vozes à musica mato-grossense.

 

GUIRATINGA

Lídio Magalhães foi um dos maiores acordeonistas de Mato Grosso; naquele município foi vereador e vice-prefeito.

 

DUPLA RENOVADA

Os cuiabanos João Carreiro & Capataz formaram uma dupla de sucesso e 2009 estouraram com “Bruto, rústico e sistemático“. Em 2013 João Carreiro deixou a música para se submeter a um tratamento médico. Em 2014 o parceiro Capaz encontrou o paulista Carreiro, de Santa Fé do Sul, e juntos formaram a dupla Carreiro & Capataz mantendo a linha sertaneja que consagrou a primeiro formação.

 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies