40 ANOS – ESPECIAL
40 Anos – Curtas hoje é temática sobre artistas mato-grossenses.
É ELA!
Bruna Viola (Foto) é um dos maiores nomes da música mato-grossense. Cantora e compositora sertaneja, ela foi indicada ao Grammy Latino (Latingrammy, em inglês) por seu álbum “Melodias do Sertão”.
Cuiabana, Bruna Viola é divulgadora e defensora de seu Estado. Em sua viola o destacado adesivo da Bandeira de Mato Grosso não deixa dúvida quanto a isso.
Linda, simpática, dona de bela voz e rico repertório poético nascido de sua inspiração, Bruna Viola é uma espécie de santo de casa – Mato Grosso teima em excluí-la de seus principais eventos musicais.
FRONTEIRA
Em Vila Bela da Santíssima Trindade, ao lado da Bolívia, o conjunto Aurora do Quariterê formado por negras descendentes de escravos canta e encanta com a música de versos simples nascida na adversidade da senzala ou escrita em louvor à sua terra, que foi a primeira capital mato-grossense.
ESTILO
A cuiabana Banda Arena Country, há 13 anos na estrada, é sucesso onde se apresenta. Seu ritmo, como seu nome sugere, não poderia ser outro, senão o country.
SUCESSO
O trio cuiabano Pescuma, Henrique & Claudinho tem repertório variado, mas capricha e manda bem no rasqueado; tem cadeira cativa nos grandes shows musicais, principalmente naqueles patrocinados pelo governo e Assembleia Legislativa.
GÊMEAS
Maiara & Maraisa é uma dupla sertaneja formada por irmãs gêmeas nascidas em São José dos Quatro Marcos, na fronteira com a Bolívia. Antes que começassem a cantar compuseram grandes sucessos do sertanejo universitário para Cristiano Araújo e para as duplas Jorge & Mateus, e Henrique & Juliano.
Ambas são compositoras.
MEIO SÉCULO
Em Rondonópolis, no mês de setembro deste ano a Banda Marinho e Seus Beat Boys completou 50 anos nos palcos.
Fundada pelo saudoso maestro Marinho Franco, é o grupo musical mato-grossense há mais tempo em atividade.
REINADO
O cantor, compositor e músico cuiabano Roberto Lucialdo tem uma longa carreira musical. Com seu inseparável violão faz shows Mato Grosso afora e também em outros estados.
Há 20 anos Roberto Lucialdo criou a banda Viola de Cocho, que o acompanha em suas apresentações. É considerado o Rei do Rasqueado Cuiabano.
SUCESSO NACIONAL
Os cuiabanos Henrique & Diego formam uma respeitada dupla de sertanejo universitário e country; eles não têm parentesco
São muitos os sucessos da dupla, mas “Suíte 14” foi o maior de todos. Em 2015 essa foi a segunda música mais tocada no rádio brasileiro.
DOUTOR DA MÚSICA
João Eloy é mestre no rasqueado e gravou seu primeiro álbum em 1982. É divulgador e pesquisador da cultura mato-grossense, com destaque para o Cururu e o Siriri.
Além de cantor e violonista, João Eloy é medico gastroenterologista e professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso.
RONDONOPOLITANO
De Rondonópolis, há décadas em Mato Grosso Sandro Lúcio é o cantor de música brega mais conhecido.
CACERENSE
Guapo é um cantor, compositor e pesquisador musical nascido em Cáceres e radicado em Cuiabá.
CASA CHEIA
Show com a Banda Scort Som é sinônimo de sucesso de bilheteria. Há mais de 26 anos nos palcos essa banda várzea-grandense tem repertório variado, mas seu carro-forte é o lambadão cuiabano.
MUITAS BANDAS
Os Ciganos, Os Maninhos, Real Som, Os Federais e tantas outras garantem a musicalidade nas casas noturnas cuiabanas e dos demais municípios.
COMPOSIÇÃO
O principal compositor radicado em Mato Grosso é o campo-grandense Moisés Mendes Martins Júnior, que também é instrumentista. Martins é dentista, político e já exerceu cargos comissionados em órgãos públicos.
DUPLA
Mayck & Lyan, dupla de Alta Floresta ganhou projeção nacional.
MUSA
Vanessa da Mata é mato-grossense de Alto Garças. Cantora, compositora e escritora “A Filha das Flores ” (2013), escreve temas musicais para novelas da Rede Globo e também para o cinema.
Alguns de seus títulos na MPB e na música pop foram gravados por grandes nomes da música brasileira.
MESTRE
O principal escritor mato-grossense do pós-divisão territorial foi Ricardo Guilherme Dicke, que também foi professor e tradutor.
ARTES PLÁSTICAS
Wander Melo e Marlene Trouva, em Rondonópolis. Mari Bueno, em Sinop. Em Cuiabá, Dalva Costa, Deusenir Félix, Vitória Basaia, Adir Sodré, Ruth Albernaz e outros grandes nomes dão vida a arte da pintura.
FERNANDO & SOROCABA
Sorocaba herda seu nome artístico de sua cidade paulista. Fernando nasceu em Ji-Paraná, Rondônia, mas aos 15 anos passou a viver em Cuiabá, onde foi integrante da Banda Arena Country. É violeiro dos bons e com seu parceiro forma uma dupla que é um dos maiores destaques do sertanejo universitário.
ESCULTURA
Em Rondonópolis o escultor Mando Nunes Pantaneiro revoluciona conceitos sociais com a ousadia de sua arte sempre provocativa.
CINEMA
O cineasta Amauri Tangará é o nome mato-grossense mais conhecido nessa área.
RENOVAÇÃO MUSICAL
Novos talentos puxados por Lorena Ly, Ana Rafaela e Carola Nunes dão novos ares e belas vozes à musica mato-grossense.
GUIRATINGA
Lídio Magalhães foi um dos maiores acordeonistas de Mato Grosso; naquele município foi vereador e vice-prefeito.
DUPLA RENOVADA
Os cuiabanos João Carreiro & Capataz formaram uma dupla de sucesso e 2009 estouraram com “Bruto, rústico e sistemático“. Em 2013 João Carreiro deixou a música para se submeter a um tratamento médico. Em 2014 o parceiro Capaz encontrou o paulista Carreiro, de Santa Fé do Sul, e juntos formaram a dupla Carreiro & Capataz mantendo a linha sertaneja que consagrou a primeiro formação.
Comentários estão fechados.