RETROSPECTIVA – 2024 ano do adeus de importantes mato-grossenses
Eduardo Gomes
@andradeeduardogomes
eduardogomes.ega@gmail.com
Mato Grosso perdeu autoridades e personalidades, que foram vítimas de doenças, acidentes e da violência que foge ao controle do Estado. Numa amostragem cronológica com cidadãos de Cuiabá, Sorriso, Guarantã do Norte, Cáceres, Novo Horizonte do Norte, Várzea Grande, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Sinop, Barra do Garças, Nova Monte Verde, Cláudia, Confresa, Lucas do Rio Verde, Porto Esperidião, Nova Mutum, Nortelândia, Canarana, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Nova Santa Helena, Apiacás, São José do Xingu, Peixoto de Azevedo e Cotriguaçu é possível dimensionar a perda humana mato-grossense. Uma das vítimas foi o jornalista Mário Marques de Almeida, 76 anos.
Mário Marques foi um dos jornalistas mais brilhantes de Mato Grosso e travou uma longa batalha contra um inimigo silencioso: o diabetes. Sobre Mário Marques e os demais, leiam o conteúdo abaixo.
CUIABÁ – 29 de dezembro – Carla Renata Pajanoti Gasparoto, 43 anos, empresária, vítima de um câncer no pâncreas.
POCONÉ – 29 de dezembro – Ornella Falcão, 59 anos, vítima de um choque anafilático seguido por uma parada cardíaca. Ornella foi secretária municipal de Educação, vereadora e primeira-dama por seu casamento com o ex-prefeito Luiz Falcão.
RONDONÓPOLIS – 29 de dezembro – Francisco das Chagas Ferreira de Souza, o Chico Fogueteiro, vítima de infecção generalizada. Chico Fogueteiro era pequeno agricultor familiar, militava no movimento comunitário e nos meios polítcos. Foi uma das figuras mais populares de Rondonópolis.
CUIABÁ – 18 de dezembro – Tomás de Aquino Silveira Boaventura, 74 anos, encontrado morto na piscina de sua casa em um condomínio de luxo em Cuiabá. Boaventura era advogado e professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso.
CUIABÁ – 18 de dezembro – José Ferreira de Freitas, 96 anos, de causas naturais, em Cuiabá. José Ferreira foi deputado estadual por dois mandatos, presidiu o Tribunal de Contas do Estado; advogado e escritor, José Ferreira foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso e membro da Academia Mato-grossense de Letras.
CHAPADA DOS GUIMARÃES – (17 de dezembro) – Geraldo David Santos Silva, 64 anos. Após um mal-estar em Chapada, onde residia, Geraldo foi internado em Cuiabá, seu quadro agravou-se, ele foi entubado, mas não resistiu. Era fotógrafo, guia turístico, professor e físico.
ALTA FLORESTA – 16 de dezembro – Elói Luiz de Almeida, 80 anos, vítima de um câncer. Foi prefeito de Alta Floresta e primeiro suplente do senador Carlos Bezerra (1995/2002).
CÁCERES – 14 de dezembro – Maria de Lourdes Costa Martins, a Dona Lourdes Martins, 95 anos, vítima de hemorragia cerebral. Dois dias antes Dona Lourdes Martins sofreu uma queda em sua casa e bateu com a cabeça no piso. Era viúva do ex-prefeito daquele município, Ernane Martins.
CUIABÁ – 7 de dezembro – José Paulo Dias Roberto de Paula, o Paulo Batman, 49 anos, vítima de infarto. Paulo Batman era jornalista e conquistou suplência de vereador pelo PSB de Cuiabá, em outubro deste ano.
LUCAS DO RIO VERDE – 5 de dezembro – Radialista Marcos Ribeiro, 50 anos, vítima de um acidente na BR-163 em Sorriso. Marcos Ribeiro tinha uma emissora de rádio voltada para o agronegócio no Nortão.
NOVO HORIZONTE DO NORTE – 4 de dezembro – Padre Paulo Antônio Müller, 68 anos, de causas naturais, em Novo Horizonte do Norte.
RONDONÓPOLIS – 1º de dezembro – Roberto Shimada, o Roberto da Ciclo Esporte, 61 anos, vítima de infarto, em Rondonópolis.
BARRA DO GARÇAS – 25 de novembro – Francisco Cândido da Silva, o Garrincha, 62 anos, atingido por uma árvore, quando fazia sua poda. Foi o vereador mais votado ao cargo em Barra do Garças em 2020; era ambientalista.
CANARANA – 10 de novembro – João Henrique Paro Neto, o Janjão, 75 anos; a causa da morte não foi revelada. Janjão era pecuarista no município e foi prefeito de Colina, em São Paulo.
CUIABÁ – 10 de novembro – Dergan Antônio Baracat, 75, otorrinolaringologista, vítimas de sequelas de um acidente vascular cerebral sofrido em julho, em Cuiabá.
SINOP – 9 de novembro – Gabriel Santos da Rosa, a Santrosa, 27 anos, vítima de decapitação e que ainda teve os pés e as mãos decepados; Santrosa era suplente de vereadora pelo PSDB. A Polícia Civil trabalha com a linha de investigação sobre ligação da vítima com o tráfico de drogas e uma facção criminosa.
CUIABÁ – 27 de outubro – Eulália da Silva Soares, 90 anos, vítima de problemas cardíacos, numa UTI de um hospital em Cuiabá, onde residia e fazia o mais famoso bolo de arroz de Mato Grosso.
RONDONÓPOLIS – 23 de outubro – Nilmo Costa Gomes, 79 anos, vítima de um câncer, em Rondonópolis. Nilmo era empresário.
SINOP – 21 de outubro – Christiannne Machiavelli, a Cris, 50 anos, vítima de um infarto, em Curitiba.
Cris foi jornalista em Sinop e morreu em Curitiba, onde residia.
NOVA MONTE VERDE – 25 de setembro – José Correia de Oliveira Neto, 67 anos, vítima de asfixia agravada por efeitos tóxicos da combustão, queimadura de terceiro grau e cardiomiopatia dilatada, ao combater um incêndio numa área rural naquele município.
Oliveira Neto era médico anestesiologista e perito da Politec.
NORTELÂNDIA (21 de setembro) – Nilton Gomes da Silva, 80 anos, de causas naturais. Nilton era advogado e pioneiro em Nortelândia.
CUIABÁ – 20 de setembro – Ailton José Segura, 74 anos, vítima de problemas cardíacos e renais. Segura era jornalista e professor aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso.
PONTES E LACERDA – 19 de setembro – André Luis Barbosa, 42 anos, vítima de complicações cardíacas, em Pontes e Lacerda. André Luis era delegado de polícia.
VÁRZEA GRANDE – 19 de setembro – Edmar Caetano de Sousa, 61 anos, vítima de um infarto. Edmar foi vereador por Várzea Grande, onde residia e morreu.
PORTO ESPERIDIÃO – 14 de setembro – Rayane Alves Porto, 25 anos, e sua irmã Rithiele Alves Porto, 28 anos, ambas sequestradas, torturadas e mortas a golpes de faca; as duas foram pegas por um grupo de homens e levadas para uma casa, onde os que as mantinham em cárcere privado fizeram achaques para salvar suas vidas; três outros que foram pegos juntamente com elas sofreram ferimentos, mas conseguiram escapar. A Polícia Civil prendeu 16 supostos participantes da ação e associa o caso a um sinal que as duas teriam feito em redes sociais, e que identifica uma facção rival daquela que as sequestrou. Rayane era candidata a vereadora pelo Republicanos. O partido não se manifestou.
RONDONÓPOLIS – 10 de setembro – Hermenegildo Reis de Almeida, 92 anos, de causas naturais. Hermenegildo era servidor aposentado do extinto DNER e comerciante.
CUIABÁ – 10 de setembro – Luiz Antônio Perlato, 62 anos, após uma cirurgia para correção de hérnia. Perlato era jornalista.
CUIABÁ – 8 de setembro – Hélio Pimentel Alves, 86 anos, de causas naturais em Cuiabá. Hélcio fundou em Cuiabá a primeira compra oficial de ouro na capital mato-grossense e a primeira casa de câmbio.
SINOP – 7 de setembro – Gilberto Porcel, 88 anos, de causas naturais na capital de São Paulo. Era pecuarista e líder classista em Sinop.
CUIABÁ – 4 de setembro – Robson Fraga, 48 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, em Cuiabá, onde residia. Robson era assessor de Imprensa do deputado estadual Wilson Santos (PSD).
CUIABÁ – 1º de setembro – Fabrício Gomes da Costa, 39 anos, vítima de infarto.
Fabrício era coronel do Corpo de Bombeiros Militar e comandou aquela corporação.
SORRISO – 24 de agosto – Alcino Manfroi, 89 anos, de causas naturais.
Manfroi era pioneiro em Sorriso e foi o primeiro prefeito daquele município.
VÁRZEA GRANDE – 19 de agosto – Josefina da Cruz Coelho, 85 anos, de causas naturais. Bancária e professora, Josefina foi vice-prefeita de Várzea Grande (1973-76) no mandato do agora deputado estadual Júlio Campos (União)
Josefina foi a primeira e única mulher a exercer o cargo de vice-prefeita naquele município.
TESOURO – 18 de agosto – João Antônio Ribeiro, 84 anos, morreu na Santa Casa de Rondonópolis, de causas naturais.
João Antônio foi pioneiro e prefeito de Tesouro; era pai do prefeito daquele município, Isaack Castelo Branco.
RONDONÓPOLIS – 15 de agosto – Arni Alberto Spiering, na queda de um bimotor King Air, de sua propriedade, na zona rural de Apiacás. No acidente morreram todos os ocupantes da aeronave, que acabara de decolar com destino a Rondonópolis: o piloto Helder Souza; os netos de Arni, João Marcos e Arni Alberto, e o gerente comercial e agrônomo Ademar de Oliveira Júnior, que trabalhava para Arni.
Arni era empresário do transporte rodoviário de cargas e do agronegócio. Presidiu o União Esporte Clube e no cargo seu clube conquistou em 2010 o único título estadual.
CUIABÁ – 13 de agosto – Mauro Cid Nunes da Cunha, 80 anos, vítima de pneumonia, em Cuiabá.
Mauro Cid foi jornalista, publicitário e o primeiro secretário de Estado de Comunicação de Mato Grosso, tendo exercido a função no governo de Júlio Campos (1983/86
CLÁUDIA – 29 de julho – Francisco Edson Moreira dos Santos, 51 anos, vítima de um acidente na rodovia BR-163/364 na Serra do Tombador em Nobres; era vereador por Cláudia – no acidente o ex-prefeito de Cláudia, João Batista Moreira da Silva, 45 anos, sofreu fraturas e foi encaminhado para atendimento hospitalar.
CUIABÁ – 20 de julho – Thommy Schiavo, 39 anos, vítima de uma queda de uma sacada no segundo andar. Thommy era ator e autou na novela Pantanal, da Rede Globo.
NOVA MUTUM – 18 de julho – Raquel Cattani Xavier, 26 anos, vítima de feminicídio, executada a facadas em sua casa no assentamento do Incra, Pontal do Marape, em Nova Mutum.
Raquel deixou uma filha de 3 anos e um filho de 6. O ex-marido de Raquel, Romero Xavier, não aceitou a recente separação e contratou seu irmão, Rodrigo Romero, para matar a ex-mulher.
Romero e Rodrigo foram presos e são réus confessos.
Raquel era produtora de queijos e filha do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), parceleiro assentado em Pontal do Marape.
CONFRESA – 11 de julho – Agnaldo Rocha Ferreira, 46 anos, vítima de um acidente na BR-158 em Vila Rica.
Agnaldo era pecuarista e pré-candidato a prefeito de Confresa pelo Republicanos.
CUIABÁ – 10 de julho – João de Souza Vieira Filho, 71 anos, vítima de um câncer, em Cuiabá. João Vieira era engenheiro civil, professor aposentado da Uuniversidade Federal de Mato Grosso, foi secretário municipal em Cuiabá presidiu o Sinduscon – sindicato da construção civil.
CUIABÁ – 6 de julho – Renato Gomes Nery, 72 anos, assassinado na calçada de seu escritório na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. Renato era advogado e empresário, e foi presidente da OAB de Mato Grosso e conselheiro federal da OAB.
Pouco antes de ser executado Renato denunciou o desembargador do Tribunal de Justiça, Sebastião Moraes por suposta ligação com um “bando especializado em manipular o Poder Judiciário em proveito próprio, em detrimento da lei”; temendo pela vida, Renato pediu proteção policial, mas não foi atendido.
A autoria do crime não foi esclarecida.
CUIABÁ – 19 de junho – Desembargador aposentado do TJ, Paulo Inácio Dias Lessa, 74 anos, vítima de infarto, em Cuiabá. Paulo Lessa presidiu o Tribunal de Justiça.
COTRIGUAÇU – 14 de junho – Gilberto Siebert, vítima de um câncer em um hospital na cidade de Ribeirão Preto (SP). Gilberto era empresário e foi prefeito de Cotriguaçu.
MIRASSOL D’OESTE – Marco Antônio Corbelino, 48 anos, vítima da queda de um avião monomotor, que pilotava. Corbelino era advogado. No acidente, também morreu Igor Duarte Marques da Silva, 28 anos, que era assistente de Corbelino.
SORRISO – 8 de junho – Alceu Tonini, 77 anos, vítima de um infarto. Tonini foi pioneiro no município, empresário e participava dos movimentos comunitários da Igreja Católica.
CUIABÁ – 7 de junho – Mário Marques de Almeida, 76 anos, vítima das sequelas do diabetes. Mário Marques jornalista e articulista foi secretário de Estado de Comunicação, secretário Municipal de Comunicação de Rondonópolis e Cuiabá, e presidiu a Imprensa Oficial de Mato Grosso (Iomat).
O texto de Mário Marques era considerado um dos melhores de Mato Grosso.
PEIXOTO DE AZEVEDO – 29 de maio – Edmilson Pereira da Silva, 70 anos, em um hospital em Sinop; a causa da morte não foi revelada. Edmilson era pioneiro no município, do qual foi vice-prefeito.
CUIABÁ – 28 de maio – Odenil Alves Pedroso, 47 anos, atingido por um tiro na cabeça diante da UPA da Morada do Ouro. Odenil era primeiro-sargento da ativa da Polícia Militar. O autor do homicídio não foi preso e sequer identificado, muito embora haja pista sobre a autoria.
NOVA SANTA HELENA – 28 de maio – Cleyton José Zanatta, vítima de um câncer, na Santa Casa de Cuiabá. Cleyton era vereador pelo terceiro mandato consecutivo.
Em 20 de fevereiro de 2023 Cleyton foi submetido a uma cirurgia para desobstrução intestinal, no Hospital Regional de Colíder, e o cirurgião esqueceu uma tesoura em seu abdômen. Seis dias depois, sentindo fortes dores, Cleyton voltou ao mesmo hospital para a retirada do objeto cirúrgico.
A Secretaria de Estado de Saúde abriu procedimento para apurar o caso, mas nunca divulgou o resultado da investigação nem o nome ou nomes dos responsáveis.
CAMPO NOVO DO PARECIS – 12 de maio – Amália Scudeler de Barros Santos, a Amália Barros (PL), 39 anos, vítima das sequelas de uma cirurgia para retirada de um tumor benigno no pâncreas, no Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, onde deu entrada em 1º de maio.
Amália Barros foi submetida a uma radiointervenção pela equipe coordenada pela cardidologista e intensivista Ludmilla Hajjar. O velório e o sepultamento do corpo de Amália Barros foram em Moji-Mirim, onde nasceu e residem seus familiares.
Amália Barros era jornalista e deputada federal em primeiro mandato e nunca militou na Imprensa mato-grossense; residia a pouco tempo em Campo Novo do Parecis. Amália Barros submeteu-se a 11 cirurgias por conta de sua visão monocular. Sua cadeira na Câmara foi ocupada pelo suplente Nelson Barbudo.
SÃO JOSÉ DO XINGU – 12 de maio – Gilberto Mendes, o Betão, 64 anos, de causas naturais. Betão foi prefeito de São José do Xingu.
CUIABÁ – 10 de maio – Desembargador do TJ Luiz Carlos da Costa, 67 anos, vítima de acidente doméstico em Cuiabá.
JACIARA – 30 de abril – Jozias Melo de Almeida, 66 anos, vítima de um câncer. Jozias era oficial de Justiça e presidia a Câmara Municipal de Jaciara.
Comentários estão fechados.