Jacson (dir.), Welton e o rio Araguaia em Alto Araguaia
Três Passos, no Rio Grande do Sul ficou para trás, quando Jacson Marlon Niedermeier tinha um ano, pois em 31 de outubro de 1976, quando do seu segundo aniversário a festa foi na casa de seus pais Noêmia e Valdir Antônio Niedermeier, em Alto Araguaia, seu ninho adotivo. A mudança do casal Niedermeier para Mato Grosso foi uma a mais entre as milhares que deslocaram parte da população sulista para a aventura de desbravar o cerrado no Centro-Oeste. Transcorridos 48 anos do sopro das duas velinhas, Jacson é parte integrante do município que adotou como seu, e disputa a prefeitura numa chapa com o araguaiense Welton Vilela Cardoso de vice.
Jacson é filiado ao União Brasil e concorre com o número 44. Welton é do PSB. Juntos formam a coligação Nossa Força Vem da União, com o Republicanos, MDB e a Federação PSOL/Rede Sustentabilidade.
Jacson cresceu em Alto Araguaia vendo e participando de suas transformações econômicas com o cultivo de lavouras mecanizadas e a chegada dos trilhos da ferrovia com o apito do trem que escoa commodities agrícolas para o porto de Santos.
Empresário da cadeia do agronegócio, Jacson presidiu o Sindicato Rural local, cargo que ampliou seus horizontes e o fez entender que seu município tem cerca de 550 mil hectares agricultáveis, dos quais apenas 40 mil destinados à soja e sua rotação de cultura, pois a maior parte desta área tem solo arenoso. O que ele presencia na sua atividade no agro, somada ao que apurou no Sindicato Rural e aos ensinamentos que aprendeu no Colégio Agrícola, Jacson levou para sua proposta administrativa: um programa para fomentar a cultura do eucalipto. Essa cultura, estimulada pela prefeitura com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Ibama, e ancorada por uma linha de crédito especial do governo federal, permitirá a ocupação econômica de mais de 500 mil hectares em Alto Araguaia produzindo eucalipto para a demanda industrial e rural, e “principalmente gerando emprego e renda no nosso município”, observa.
O plano de Jacson para Alto Araguaia é audacioso e ele ao lado de Welton divide o tempo entre a campanha na cidade e na zona rural, e em contatos em Cuiabá para abrir portas à administração que espera conduzir. Nesta semana, Jacson foi recebido pelo governador e seu correligionário Mauro Mendes, e discutiram a pavimentação da pista com 1.800 metros do aeroporto local; o governante assumiu compromisso com a obra. Também foi recebido pelos irmãos Jayme e Júlio Campos, o primeiro senador e o outro deputado estadual de seu partido. Jacson voltou para Alto Araguaia com a certeza de que o senador destinará duas parcelas de um milhão de reais, cada, nos próximos dois anos, para estruturar o campus da Unemat em sua cidade; e de Júlio Campos recebeu o compromisso de que parte das emendas parlamentares de 2025 será destinada a Alto Araguaia para aplicação em áreas a serem definidas entre ele e o deputado.
A região de Alto Araguaia é grande produtora de milho safrinha e Jacson já articula nos meios empresariais e junto à entidades do agro, para a instalação de uma indústria de etanol de milho em seu município. “Uma indústria de porte, com sua geração de empregos diretos e indiretos, ajudará a melhorar a qualidade de vida de nossa gente”, observa.
A crise hídrica em Mato Grosso por conta das mudanças climáticas preocupa Jacson. A alimentação da rede de distribuição de água é feita graças à captação no córrego da Gordura, afluente do Boiadeiro. Jacson planeja construir um sistema mais seguro, captando no Araguaia e que não dependa de poços artesianos e do Gordura. Também sobre o rio, ele planeja executar um programa interestadual de gestão ambiental entre seu município e o vizinho Santa Rita do Araguaia (GO), com apoio de ambos os governos estaduais e do governo federal, para que as duas cidades tratem do esgoto produzido por seus 24 mil moradores.
BERÇO – Jacson é estreante em política, mas em suas veias corre sangue político, de berço. Seu pai,Valdir Antônio Niedermeier foi vereador e vice-prefeito. Sua mãe, Noêmia Niedermeier foi prefeita de seu município e uma das primeiras em Mato Grosso.
EQUILÍBRIO – Perguntei a Jacson qual a importância de Welton em sua chapa e qual seria seu papel em caso de vitória. “Ele é um cidadão digno, querido pela população; Welton é administrador de empresas e teólogo, e além dessa formação, exerceu com lisura o cargo de secretário municipal de Finanças e Planejamento da prefeitura, e a conhece como poucos. Quanto a Welton participar da administração será a coisa mais natural, porque a eleição será nossa e não somente minha”, respondeu.
Sobre eventuais demissões na prefeitura, Jacson desconsidera tal possibilidade, por sua afinidade com o prefeito em término de mandato, Gustavo Melo (PSB), pelo amplo apoio que tem entre o funcionalismo, ao qual respeita, e pela participação de oito dos 11 vereadores em sua campanha. “Comigo e o Welton a população está escrevendo uma página de entendimento e de consenso em busca de dias melhores para uma nova Alto Araguaia no amanhã”, concluiu.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar.
AceitarLeia Mais
Comentários estão fechados.