Boa Midia

HUJM, uma história de luta pela saúde pública

Elza Queiroz*

Cuiabá

Chegamos em 1983 na recém-inaugurada Faculdade de Medicina da UFMT . Na mochila trazíamos muito pouco, na mente um grande sonho, de ser médicas , de ajudar muitas pessoas que necessitavam e padeciam na grande fila do então INAMPS.

Em pouco tempo deparamos com uma situação inusitada , a primeira turma estava terminando a graduação e precisava de um hospital para fazer o internato (dois últimos anos , mas este Hospital Escola ainda não existia. Este foi o primeiro e maior desafio que Alunos , Professores e Servidores enfrentaram para conseguirmos o HUJM, uma luta, uma greve que exigiu muito esforço, envolvimento da sociedade, de políticos e o sacrifício dos alunos que perderam um ano letivo.

Então vida nova, cheios de esperanças adentramos o ‘nosso hospital escola‘ .
Após dois anos, novo desafio, terminamos a graduação e não havia estrutura para Residência Médica (Especialização) e então  tivemos que sair para outros estados buscando um lugar. Muitos não retornaram para MT. Retornei e em 1993 fui aprovada no concurso e de novo estava no meu HUJM para trabalhar e ensinar a minha especialidade de Anestesiologia.

Ao longo destes anos o Hospital cresceu em estrutura física e acadêmica , as residências foram implementadas e muitos profissionais foram formados para atender a população mato-grossense.

 

                              “Em 1993 fui aprovada no

                               concurso e de novo estava

                               no meu HUJM para

                               trabalhar e ensinar a

                               minha especialidade

                               de Anestesiologia”

 

Muitos problemas estruturais surgiram, o número de alunos e profissionais aumentaram, as necessidades da população também e a cada dia se tornava maior a necessidade de um novo Hospital Universitário, que adequasse a realidade e demanda atual. Este Hospital que também sonhamos , projetamos e acompanhamos esperançosos a  sua inauguração.

Recentemente me aposentei e como uma aluna iniciante cheia de sonhos espero ver este hospital sendo inaugurado e cumprindo sua missão de atender, cada dia melhor, nossos cidadãos .

*Elza Queiroz é médica Anestesiologista, professora aposentada e desde 1993 é médica do HUJM

1 comentário
  1. Reginaldo Pereira Diz

    Parabéns Dra Elza! a sra um exemplo de pessoa e excelente médica ! Que dedicou muito aqui para seus pacientes no Mato Grosso ! E dedica com muito amor que tem pela sua profissão ! Tenho muito orgulho e admiração pela Sra ! ❤️❤️❤️

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies