HUJM, uma história de luta pela saúde pública
Elza Queiroz*
Cuiabá
Chegamos em 1983 na recém-inaugurada Faculdade de Medicina da UFMT . Na mochila trazíamos muito pouco, na mente um grande sonho, de ser médicas , de ajudar muitas pessoas que necessitavam e padeciam na grande fila do então INAMPS.
Em pouco tempo deparamos com uma situação inusitada , a primeira turma estava terminando a graduação e precisava de um hospital para fazer o internato (dois últimos anos , mas este Hospital Escola ainda não existia. Este foi o primeiro e maior desafio que Alunos , Professores e Servidores enfrentaram para conseguirmos o HUJM, uma luta, uma greve que exigiu muito esforço, envolvimento da sociedade, de políticos e o sacrifício dos alunos que perderam um ano letivo.
Então vida nova, cheios de esperanças adentramos o ‘nosso hospital escola‘ .
Após dois anos, novo desafio, terminamos a graduação e não havia estrutura para Residência Médica (Especialização) e então tivemos que sair para outros estados buscando um lugar. Muitos não retornaram para MT. Retornei e em 1993 fui aprovada no concurso e de novo estava no meu HUJM para trabalhar e ensinar a minha especialidade de Anestesiologia.
Ao longo destes anos o Hospital cresceu em estrutura física e acadêmica , as residências foram implementadas e muitos profissionais foram formados para atender a população mato-grossense.
“Em 1993 fui aprovada no
concurso e de novo estava
no meu HUJM para
trabalhar e ensinar a
minha especialidade
de Anestesiologia”
Parabéns Dra Elza! a sra um exemplo de pessoa e excelente médica ! Que dedicou muito aqui para seus pacientes no Mato Grosso ! E dedica com muito amor que tem pela sua profissão ! Tenho muito orgulho e admiração pela Sra ! ❤️❤️❤️